Você sabia que a primeira programadora do mundo, foi uma mulher?

Conheça Ada Lovelace

Mesmo que o mundo dos computadores pareça ser dominado pelos homens, há mais de 200 anos nascia Augusta Ada Lovelace que deixou seu legado como programadora. Lá atrás em 1842, Ada foi a primeira pessoa a programar, acrescentando algoritmos para o funcionamento de uma máquina mecânica. Então se você consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo no seu computador, agradeça esta mulher extraordinária chamada Ada Lovelace, considerada “a mãe da computação”.

 

Ada também desenvolveu uma visão sobre a capacidade dos computadores conseguirem realizar muito mais além de meros cálculos, em uma época em que todos os matemáticos estavam focados nesse tipo de ação. Ou seja, Ada Lovelace estava bem à frente de seu tempo quando concebeu a ideia do que um algoritmo era capaz de fazer. As anotações de Ada só foram ser totalmente entendidas quase 100 anos depois de sua morte, e a genial cientista viveu e morreu sem sequer imaginar que mudaria a história do mundo.

 

Lovelace foi a primeira pessoa programadora de todos os tempos, e não apenas a primeira mulher a escrever um código. A relevância da criação dela é tanta que, desde 2009, toda segunda e terça-feira do mês de outubro, comemora-se em todo o mundo o “Ada Lovelace Day” - data criada por Suw Charman-Anderson para celebrar e espalhar mundo afora as conquistas de mulheres na ciência, inspirando outras a seguirem carreira nessa área.

 

 

Al-Wi Tecnologia

Aqui vai um texto curto sobre o autor. Máximo de 255 caracteres.

Deixe seu comentário